#5 Como a Simulação de Vendas contribui para capacitação de sua equipe
Muitas empresas investem constantemente em treinamento para sua equipe de vendas com palestrantes motivacionais, profissionais que passam técnicas de vendas e conteúdo relacionado. Mas as empresas esquecem que o conhecimento específico do melhor vendedor pode ser compartilhado com os demais. A lógica do negócio está em simular ações de vendas entre a própria equipe e ir alinhando o melhor formato junto ao cliente.
As melhores empresas com desempenho acima do normal em vendas, investem em simulações de vendas e micro reuniões (diárias ou setorizadas três vezes por semana) para ter um alinhamento de propósitos e metas bem definidas. Para simular uma venda veja as dicas a seguir:
1º Observe quais são os melhores vendedores de sua empresa;
2º Interaja com esses vendedores e identifique seus pontos positivos e qual é o segredo do sucesso;
3º Prepare os vendedores para simular vendas com outros vendedores onde há um comprador e um vendedor interagindo;
4º Se puder grave a simulação da venda para interagir com todos da equipe e verificar as ações positivas;
5º Desenvolva um plano de argumentação baseado nas melhores “ sacadas” dos seus melhores vendedores. São perguntas e respostas que o cliente pode fazer, juntamente com as argumentações do vendedor.
6º A melhor equipe de vendas está em identificar os pontos positivos e negativos e em cima deles, transformar em aprendizado e melhorias constantes.
Uma das formas fantásticas de capacitar toda equipe de vendas está em desenvolver atividades de simulação de vendas. Os melhores vendedores, podem contribuir para a formação dos novos. São técnicas “ao vivo” de interpretação, onde um vendedor se passa por um cliente. Nesse momento, ao aplicar a técnica, vai gerar alinhamento da equipe, mesma comunicação, padronização, sanar dúvidas e sincronismo desde a abordagem, até o fechamento da venda.
* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br.