#6 Fracasso na profissão de vendedor
Para muitas pessoas quando se fala em profissional de vendas, chega a dar um arrepio. Uma aversão à profissão. “Já tive essa experiência de vendedor e foi um fracasso”. “Não gosto, não me identifico e quero distância”. Por aí dá para ver que a profissão de vendas gera aversão para muitas pessoas. Suas experiências na área que foram frustrantes e um “bicho de sete cabeças” como diz o ditado.
Para muitos profissionais que entram no mundo das vendas, um dos maiores desafios é encarar o “medo” de começar. Acham que o resultado vem logo no primeiro dia ou na primeira semana. Sabe-se que dependendo o que se vende, podem durar longos meses até começar a dar resultados efetivos na área. Toda recompensa vem com trabalho árduo e muita dedicação. Em vendas não é diferente. Para atingir o sucesso é necessário transpor barreiras, desafios, metas...muitos acham que para ter auge e chegar ao topo em vendas é somente ganhar dinheiro. Sabe-se que dinheiro não é tudo em qualquer profissão. Envolve satisfação, sentir-se feliz e realizado no que faz. Veja abaixo alguns motivos que levam vendedores ao fracasso:
Não sabem trabalhar o “não” do cliente ou as objeções;
Meta é coisa de “doido” e não conseguem trabalhar sob pressão;
Não possuem as técnicas necessárias para entender o cliente, o produto e o mercado de atuação;
Procrastinação (vão enrolando e deixando para depois)
São pessimistas e baixa autoestima;
Falta de organização em agendamentos, contatos, retornos;
Entram na profissão achando que é a última coisa que restou.
Os motivos são os mais variados que influenciam no fracasso na profissão de vendedor. Dois fatores são importantes e devem ser trabalhados: técnica e comportamental. A maioria dos vendedores insatisfeitos não sabem trabalhar as técnicas de vendas corretamente e pecam na prospecção até o pós-venda. Ou pecam em não saber trabalhar o seu emocional, comunicação interpessoal, metas e desafios. Quando esses fatores são trabalhados dia a dia e com assertividade, não há como não atingir o sucesso nesta área.
Muitas pessoas que iniciam na arte da venda, acabam se frustrando com o tempo e desistindo da profissão. Os motivos são os mais variados, mas há uma pesquisa realizada nos Estados Unidos que mostra a seguinte realidade:
15% - Desistem de vender por não receberem treinamento adequado para agregar conhecimento sobre produtos, serviços, cliente, empresa e outros;
20% - Pouca habilidade na comunicação verbal e escrita. Não conseguem se expressar de forma convincente junto ao potencial cliente e não sabem fazer uma proposta ou negociação envolvendo a escrita;
15% Gerência sem atitude suficiente para impulsionar a equipe de vendas. Não possuem habilidade necessárias para estipular metas e gerar resultados para a organização;
50% - Falta de atitude por parte do vendedor em QUERER. Buscar forças para superar todos os obstáculos com resiliência, determinação e acreditar...
Infelizmente ainda existem profissionais, que acabam desistindo da área de vendas, ou por encontraram outra colocação mais interessante ou por falta de domínio das técnicas necessárias. O Vendedor de Sucesso, desistir da profissão está longe dos seus pensamentos. A não ser que em breve acabe se aposentando. Uma dica é clara: Para continuar na área de vendas, todos precisam estar muito ligados aos fatores externos que influenciam nas negociações e estar em constante aperfeiçoamento.
* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br.