#10 Cultura da inovação como elemento estratégico nas empresas
Inovação e estratégia são os assuntos que fazem a diferença dentro das organizações que buscam resultados de alta performance. Mas antes de falarmos sobre o tema, gostaria de fazer uma pequena introdução sobre adhocracia. Para você pode ser uma palavra nova, mas na realidade é algo que algumas empresas aplicam com total eficiência. A adhocracia é um modelo de gestão que evidencia a coletividade, tendo como pressuposto sair do padrão convencional e focar no pensamento sistêmico, “sair da caixinha” e pensar diferente e inovador, sendo o oposto da burocracia que coloca total rigidez nos processos internos e gestão de pessoas.
Para as empresas que ainda não têm a cultura da inovação, o importante é ter um pressuposto, um início da discussão sobre sua importância e despertar na equipe a necessidade de falar sobre o tema.
Já as empresas que estão à frente no processo inovador, investem em líderes e liderados com diferentes perspectivas tendo como características:
Inquietação: não se conformam com rotinas, horas “chatas”, sendo que um dia parece uma eternidade. Buscam aprimoramento constante com ênfase na criatividade e o “fazer diferente”. Saem da rotina e procuram alternativas para compartilhar seus conhecimentos com eficiência.
Integração: Geram comprometimento com tarefas multifuncionais e se preocupam com o “todo”. Estão engajados com as ações da empresa e não se contentam com resultado medíocre.
Influência: Despertam na equipe o senso do novo, através de ideias e atitudes transformadoras. Não medem esforços para focar em resultados para a organização.
Intuição: Equipe se relaciona de forma intuitiva e compreensiva. Dentro da organização há lugar para erros e para quem assume riscos. O negócio e baseado em valores e não em resultados.
A inovação como fator estratégico nas empresas está na convergência de ideias, na valorização dos resultados e capacidade da equipe se reinventar em meio à turbulência interna ou externa. As soluções compartilhadas, a troca de informação constante, o Design Thinking que potencializa os projetos em resultados efetivos e a comunicação total com todos os envolvidos. Com isso, a comunicação se torna menos formal e diretiva sem os padrões vistos em memorandos, pautas e comunicados internos. Se torna mais participativa com fóruns de discussões e reuniões informais. A equipe é tolerante às ambiguidades e possui maior abertura para a exposição de ideias.
Em fevereiro deste ano tive a oportunidade de fazer um curso sobre inovação na Universidade Politécnica de Valência na Espanha, através do curso CEO – Inovação e Liderança do Senac e fiquei impressionado o quanto existe convergência entre universidade + aluno + empresa. Com ajuda mútua os três geram inovação o tempo todo. A universidade com ambiente que respira inovação, o aluno que se engaja nos projetos e na busca de resultados e a abertura das empresas no processo inovador, contribuindo com a universidade na construção de novos produtos, novas soluções e parceria estratégica. Algo totalmente interativo, construtivo e geração de valor de alto impacto para todos os stakholders.
No processo construtivo, você e sua equipe já sentaram para falar sobre inovação? Seja num processo, na otimização do tempo, na melhoria de seu produto, na relação com o cliente, no consumo consciente e tantos outros fatores que podem ser trabalhados. Para que se instaure uma cultura de interação e troca de informações que contribua com o desenvolvimento do conhecimento, que é a base para a inovação, são necessários mais elementos da dimensão dos aspectos visíveis da cultura. Uma forma de potencializar a discussão sobre inovação são as reuniões de brainstorming, por exemplo que podem gerar capital social importante nas estratégias de mudança inovadora dentro das empresas.
* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br.