#13 Iniciativa e liderança que resultam em sucesso nas negociações
A iniciativa deve estar no DNA do profissional de vendas. É a força motriz para atingir seus objetivos e as metas dentro da organização. O vendedor de sucesso precisa ser líder de suas próprias ações, buscar a assertividade e desempenhar sua função de forma planejada e estruturada.
O mercado não tem vez para profissionais que ao longo dos anos vão ficando obsoletos. Estamos vivendo num ambiente de alta competitividade e ter iniciativa é determinante para o seu sucesso.
Com a vivência em consultorias e treinamentos tive a oportunidade de interagir com diversos tipos de vendedores: uns focados em resultados, engajados, envolvidos com as metas da empresa. Já outros nem tanto, com pouco comprometimento e olhando somente para o seu próprio “umbigo”.
Saiba como o vendedor pode ter mais iniciativa e liderança em sua profissão:
1º Saber exatamente o que quer. Está muito claro onde quer chegar e quais seus objetivos a curto, médio ou longo prazo.
2º Elaborar um plano prático para a realização do que deseja. Direciona suas energias para o planejamento e execução das ações.
3º Cercar-se de uma organização composta de pessoas que possuam experiência. Local repleto de capital social, compartilhamento de ideias e pertencimento.
4º Ter suficiente autoconfiança e acreditar no objetivo, a ponto de imaginá-lo realizado. São valores, crenças e emoções que podem contribuir para melhores resultados, tanto dentro, quanto fora da empresa em sua vida pessoal.
5º Não desanimar, apesar dos obstáculos que venham a surgir no caminho. O profissional resiliente sabe onde quer chegar, mesmo em meio aos desafios do dia a dia. Não desanima em meio à turbulência e está preparado para novos desafios em sua vida profissional.
6º Planeje com base em fatos. Não tente adivinhar. Definir ações muito bem embasadas e direcionadas, vai facilitar para atingir as metas estabelecidas.
7º Não se deixe influenciar no sentido de desistir dos seus objetivos. Tenha foco. Quem não sabe onde ir, qualquer direção serve. Já deve ter ouvido falar nessa frase. Profissional com foco sabe onde quer chegar e traça uma direção que leve ao sucesso.
8º Tenha gestão do tempo. Aproveite para se relacionar com pessoas e tire crescimento em cada negociação realizada.
9º Concentre-se em uma tarefa de cada vez para manter a eficácia em cada ação realizada
10º Delegue sempre que for possível e quando sua equipe falar, quem está falhando é você também. Fonte de pesquisa: Napoleon Hill – Quem Vende Enriquece
O negociador focado e que tem iniciativa, se adianta às variáveis que poderão acontecer em cada processo realizado. Seu foco está bem definido e seus objetivos traçados e mapeados. “Chegaremos ao topo, se tivermos atitude e determinação”. Mentalize essa frase e comece a colocar em prática hoje mesmo.
* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528 Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br