#24 Paixão. Sinônimo de resultados e satisfação na profissão de vendas
Para brilhar mais no início de um novo ciclo requer muita energia e disciplina. Sabendo bem as técnicas de vendas e potencializando as ferramentas ao seu favor, já é meio caminho andado. Mas sem “suor” pela profissão, não será suficiente para ter sucesso. Que tal aquela frase poderosa e imortal do Steve Jobs que diz: “Pessoas com paixão podem mudar o mundo para melhor...”. Veja você quando vai ser atendido por um vendedor e percebe o quanto ele é apaixonado pelo que faz. Sua satisfação é visível e méritos de elogios a esse vendedor que faz bem feito o que se propõe a fazer. Mas, essa paixão não se encontra em qualquer lugar. Bem pelo contrário, muitos vendedores são apáticos, sem vontade, indiferentes e com uma expressão de tristeza ou arrogância.
Quando o vendedor brilha mais, é como se imaginássemos um diamante sendo lapidado aos poucos. Que vai evidenciando seu brilho dia a dia. Profissionais de vendas que atingem esse estágio de sucesso gastaram muita energia com preparação, estudos dos clientes, dos produtos, da empresa e do mercado em que atuam. Hoje não é ser contratado na área de vendas e sair revolucionando o mundo. É preciso toda uma estratégia antes para que seja bem-sucedida e dê resultados.
O vendedor de sucesso não espera que as coisas “caiam” na sua mesa. Vão em busca de novos resultados e não se contentam com mais ou menos. Constroem sua carreira em bases sólidas e não se acomodam na busca de novos conhecimentos. Para vender bem, é necessário ter um suporte de profissionais que contribuem para a satisfação do cliente. Não resolve ser um excelente vendedor, se a equipe não faz bem feito a parte que lhe compete. Por isso, todas as fases da venda precisam ter sinergia desde o contato inicial até o pós-venda. Um exemplo é uma indústria de móveis que possui vendedores competentes, mas que não possuem equipe que dê suporte necessário, desde o projeto inicial até a instalação. Neste caso, a venda foi um sucesso, mas a entrega e instalação gerou transtornos para o cliente, por ter estourado o prazo e imperfeições na instalação.
Veja quais são as orientações para demonstrar competência em vendas:
Não seja acomodado na profissão e não seja um mero tirador de pedidos ou atendente, que única e exclusivamente faz é preencher uma folha de papel. Seja um agente de transformação e sempre busque alternativas para vender mais e satisfazer plenamente seus clientes;
Seja criativo o tempo todo. A criatividade não está só na frente do cliente, mas sim, em contribuir para agilizar o pedido, através de otimização do prazo de entrega e desenvolver novas formas de reter os clientes por muito tempo.
Interação com a equipe e outros setores. Gere comunicação interpessoal com todos da equipe e melhore a sinergia do grupo. Diga que o sucesso de uma venda depende muito da eficiência de todos.
do cliente sempre é importante, pois mensura e serve como termômetro da venda. Demonstre interesse pelo cliente e se preocupe com o seu sucesso. A comunicação assertiva encurta caminho para a retenção do mesmo.
Mantenha sua motivação sempre em alta. O vendedor está contente com o que faz, vai refletir diretamente no cliente. Construa um cenário em que o seu sucesso depende do seu grau de motivação.
Não venda “preço”, mas sim, “conceito”. Sabemos que o preço ajuda na venda, mas não é determinante para seu fechamento. Antes de falar em valores, argumente com propriedade sobre os benefícios que aquele produto ou serviço irão proporcionar.Não caia na “vala comum” do preço baixo é o que o cliente quer. Veja qual é o seu posicionamento no mercado e batalhe para argumentar os pontos fortes do que se está vendendo. Aquela máxima do vendedor de automóveis: “ Antes de falar no preço, vamos fazer um e depois a gente negocia”. Veja que o vendedor induz o cliente a ter uma experiência e se apossar do produto. A venda não se torna estressante quando o preço é o último detalhe na negociação.
Para brilhar em vendas não é tão “sofrível”. É necessário energia, paixão e estratégia. Criar formas de ser mais ágil na gestão do tempo e identificar os sinais do comprador, que vão dizer ou não o seu grau de interesse. Organize seu dia, sua semana, seu mês e projete para o próximo período. Estipule um valor que gostaria de ganhar e vá em busca desses resultados. Quando planejamentos e traçamos uma estratégia bem definida, fica mais fácil chegar aos objetivos. Mas quando vãos levando de qualquer jeito, o resultado também poderá ser de qualquer jeito. Trabalhe a favor da empresa ao prospectar mais, abrir novos mercados, gere relacionamento duradouro com seus clientes e tenha a determinação necessária para superar todos os desafios que virão pela frente.
* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br