top of page

#27 O que podemos aprender em vendas com Steve Jobs

O grande mentor da Apple, Steve Jobs, quando resolveu junto com um grupo de amigos abrir a empresa na garagem de sua casa, teve resistência e diziam que não era possível. Riam de sua cara ao falarem que o computador de mão era uma piada. Nem por isso ele desistiu. Teve foco em suas ações e com muita inspiração e transpiração foi na materialização de seu sonho. “Tinha a capacidade de enxergar aquilo que ninguém via”. Hoje são coisas tão óbvias, mas naquela época eram revolucionárias com o intuito de mudar o mundo.


Se hoje estudarmos as atitudes de Jobs e transferirmos para a área de vendas, vamos ver que tem tudo a ver com o perfil dos profissionais de sucesso. Jobs já dizia: “O trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida e a única forma de ser realmente feliz é fazer o que você acredita que seja um ótimo trabalho. E a única forma de fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se acomode. Assim como tudo relacionado ao seu coração, você saberá quando encontrar.” Assim é a nossa vida, cheia de desafios na profissão de vendas e quanto mais a gente murmura e reclama, mais infelizes nós somos. Jobs propõe fazermos o melhor naquilo que nos propomos pois ficamos boa parte de nossas vidas trabalhando. Amar o que faz, por mais que seja um trabalho não tão fácil e requer tamanha energia.


No mundo dos negócios vamos aprendendo que não basta atingir as metas para a empresa, mas sim encontrar o equilíbrio entre o nosso desempenho e a nossa real felicidade no que estamos fazendo. Outra frase muito significativa de Jobs diz o seguinte: “Eu acho que se você faz algo e aquilo fica muito bom, você deve fazer outra coisa maravilhosa, não enrole por muito tempo vendo seu sucesso. Simplesmente descubra qual o próximo passo.” Significa que se o nosso mês foi um sucesso em vendas, não significa que no mês seguinte podemos nos acomodar e usufruir do sucesso passado. Vamos transpondo barreiras, sendo resilientes, assertivos e que o sucesso seja uma constância.


Jobs teve momentos difíceis em sua carreira, inclusive aquela fase em que foi demitido de sua própria empresa. Acreditar em seus ideais está em não se contentar com o que aconteceu ontem. É claro que precisamos agradecer à Deus todos os dias que passaram, mas também temos que ser visionários e buscar novos horizontes em conquistas e satisfação.


Talvez a frase mais inspiradora dele tenha sido essa “Quero deixar uma marca no Universo”. E você que legado, marca ou obra quer deixar no Universo? Seja o motor propulsor daquilo que você pretende ser ao desenvolver a energia suficiente para o seu crescimento pessoal e profissional.

* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page