#28 Como podemos utilizar a internet para vender mais
A Internet é uma ferramenta de alta interatividade e veio para revolucionar a forma de comunicação. Pequenas e grandes empresas estão aproveitando esse momento para potencializar sua marca e gerar não só relacionamento, mas também novas vendas. Empresas que utilizam a internet somente para receber e-mails estão perdendo a oportunidade de se relacionar e dar alta visibilidade a sua marca.
Ter um site institucional da empresa hoje não basta. É claro que esse momento foi intenso no passado, onde a empresa colocava em seus menus o histórico, política da qualidade e mix e produtos. Era o suficiente e um site básico custava “o olho da cara”. No passar dos anos o cliente foi ditando as regras juntamente com as novas tecnologias que foram surgindo.
O site era a única forma encontrada na internet para dar visibilidade à empresa e seus produtos. Não existia mobile, muito menos presença das redes sociais. Hoje as empresas podem utilizar chat em suas páginas e compartilhamento de conteúdo nas redes sociais. Podem criar formas de mobilidade ao desenvolver aplicativos e comunicação direta via celular.
O mercado dita as regras e as empresas precisam estar atentas a essas novas ferramentas. Hoje o vendedor tem em suas mãos um software de pedidos com lançamentos em tempo real, sem intermediários ou a necessidade de ir até sua empresa para descarregar os pedidos através do bloco de notas preenchido à caneta.
A Internet revolucionou esse segmento e o vendedor é um intermediador que utiliza essa ferramenta para agilizar pedidos, relação mais intensa com clientes e seu trabalho organizado.
As empresas não só utilizam as redes sociais para vender seus produtos e serviços, mas também para se relacionar com seus clientes através de orientações, sugestões, críticas e alinhamento do que foi vendido. A Internet mudou a forma de vender e veio como ferramenta estratégica com grande intensidade para quem a utiliza.
Hoje podemos negociar com clientes, via Skype, chats hospedados em nosso site, Facebook, WhatsApp, aplicativos e tantas outras ferramentas que vão ganhando mercado aos poucos. Os e-mails ainda são canais de negociações e servem de documento comprobatório. Pelo crescimento dos aplicativos, as empresas estão inserindo suas marcas e tendo uma visão global de suas ações com oportunidades de vender no mercado nacional ou internacional.
Tem empresas que antes de lançar suas peças publicitárias na mídia de massa, primeiro lançam nas redes sociais para verificar as opiniões dos consumidores e se a mensagem está clara, de acordo com o público-alvo e eficaz em sua proposta. Experimentam as mensagens antes de lançarem na mídia tradicional.
Empresas que possuem internet sem fio podem favorecer seus clientes no acesso gratuito. Para isso, podem disponibilizar um cartaz interno com os dizeres: “ Wi-Fi gratuito – Senha:” Um caso interessante é a rede de cafeteria Starbucks que possui aplicativo que gera interação com os clientes, desde sorteio de brindes e pesquisa de satisfação no momento em que o cliente está no local. A interação está cada vez mais visível e não tem como fugir dessa modernidade, seja a empresa localizada em cidades pequenas ou grandes centros.
Através da internet podemos adquirir softwares via nuvem sobre CRM – Gestão de Relacionamento com o Cliente. Com lançamento dos detalhes das últimas compras, até data de aniversário e outras informações estratégicas importantes. Envio de campanhas, promoções e ofertas através do e-marketing ou interagir em tempo real através dos chats da empresa. Os vendedores podem enviar novidades para seus clientes através das redes sociais e realizar compras através do e-commerce. As plataformas disponíveis de lojas virtuais são variadas e fáceis de trabalhar. São pré-formatadas de acordo com o perfil do negócio. Propagar a marca e vender para outras regiões hoje é possível, sendo que até pouco tempo atrás era quase impossível isso acontecer. As poucas formas existentes eram através de catálogos, anuários ou contato via telefone. Hoje o cliente entra no site, escolhe o produto, paga e aguarda sua chegada. Simples e objetivo.
A internet veio para revolucionar a forma de compra e precisamos estar cientes dessa mudança. Indústrias estão vendendo direto seus produtos, sem intermediários, terceiros e outros. Tudo para proporcionar preço mais competitivo e facilidades para o comprador.
* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br