#29 Os 10 fatores que vão dar um salto em sua carreira de vendedor
Todo final de ciclo é motivo para repensar nas ações que foram realizadas durante o ano que se passou. Em cima das conclusões, podemos planejar quais serão as ações que fortalecerão nosso desempenho no próximo período.
A intensidade de propósitos deve ser uma constante em nossa profissão seja com ou sem ciclo. Dentro dessa perspectiva podemos citar quais são as dicas valiosas para atingirmos nossas metas com eficácia e resultado.
1ª Planejamento – O profissional de vendas que busca sucesso em sua carreira precisa sempre estar atento. Antecipar suas ações e determinar critérios que serão utilizados para atingir as metas. Para isso não tem outra forma a não ser traçar o melhor caminho através do planejamento.
2º Foco – Construir seu caminho com bases sólidas ou conhecer muito bem o cliente, o que vende e a empresa que representa. Ter foco no resultado, mas sem esquecer do qualitativo, sendo que a venda deve ser focada em qualidade e não na quantidade.
3º Empatia – O vendedor de sucesso utiliza sua percepção para entender o cliente e se colocar no seu lugar. Profissional que foca na empatia, compreende as necessidades e desejos de seus clientes e vende muito mais. Ao observar a habilidade do vendedor no cotidiano, sabemos que é um ponto que precisa ser melhorado constantemente.
4º Assertividade – Ser assertivo é estar disposto a negociar com o cliente no melhor sistema ganha-ganha. Saber interagir com o cliente no momento certo, com a comunicação interpessoal sem ruídos ou desentendimentos. O profissional assertivo sabe dizer não quando o cliente está errado e está sempre na prontidão para interagir com o cliente.
5º Atitude – Querer prospectar novos clientes e estar sempre determinado a atingir os resultados que se propõe. Pensar estrategicamente em aumentar o volume de vendas, buscar novas alternativas de faturamento e interagir com o cliente para identificar possíveis não conformidades do produto ou serviço que está sendo vendido.
6º Sinergia com a equipe – Profissional de vendas que não se relaciona com a equipe vai ficando de lado com o tempo. A própria equipe acha uma forma de sabotá-lo ou ignorá-lo, por isso é preciso sempre estar interagindo e contribuindo com os demais colegas de trabalho. Muitos vendedores acabam esquecendo que se não houver suporte para suas vendas, o reflexo disso afetará diretamente na satisfação do cliente. Pense naquele pedido realizado com sucesso, mas o suporte não entrega no prazo determinado no contrato fixado. Toda energia de solucionar esse problema vai cair nas “costas” do vendedor.
7º Gestão do tempo – O bom profissional consegue gerenciar seu tempo de forma eficaz. Não procrastina e não deixa as coisas para depois. Resolve o mais rápido possível e aproveita o tempo para se organizar com clientes e sua vida pessoal. Conheço vendedor que não vê a hora de sair da frente do cliente para não perder o “joguinho de futebol à noite” e não pode se atrasar. Atropela a venda e gera insatisfação ao cliente. Pior ainda, está tão ansioso podendo gerar um acidente de viagem, quando se trata de uma venda em outra cidade.
8º Mente-corpo-espírito – Profissional que respira o seu lado profissional 24h por dia tem alguma coisa errada. O bom senso também entra aqui. Como diz Napoleon Hill no livro Quem vende enriquece. Divida o seu tempo da seguinte forma: 8 horas de sono, 8 horas de trabalho e 8h para família, amigos, aprimoramento profissional, Deus e sua fé, algum hobby, etc... Seja intenso em todos esses três momentos. Uma noite mal dormida vai refletir num dia cansativo e estressante. Sem aprimoramento, o profissional vai sendo esquecido e desatualizado. Aproveite de forma consciente as 24h que o dia lhe oferece.
9º Comunicação – Vender é ter a habilidade de se comunicar com o cliente. Tem autores que afirmam dados interessantes: Se numa venda você fala mais de 60% do tempo, será considerado um mau vendedor. O bom vendedor é aquele que escuta o cliente e faz perguntas estratégicas para identificar dados estratégicos e subsídios para o fechamento da venda. Esta comunicação não deve ser somente com o cliente, mas também com a equipe, os diretores e todos os demais considerados stakeholders do negócio.
10º Resiliência – “A capacidade que o vendedor tem de lidar com os problemas do dia a dia”. O profissional resiliente não se abala ao receber um “não” do cliente ou objeções na venda. Vê nas dificuldades, possíveis oportunidades de melhorar e não voltar a errar. Conheço excelentes vendedores que não se entregam facilmente mesmo em meio à crise do setor, nas situações adversas, criam forças para superá-las. Um exemplo de resiliência é o precursor da marca Honda, Soishiro Honda, em meio a Segunda Guerra Mundial, onde sua indústria foi bombardeada duas vezes, não desistiu. Hoje sabemos da força da marca Honda no mundo todo.
Esses são alguns fatores que determinam o sucesso de um vendedor. Existem muitos outros, mas esses são especiais pela trajetória e experiência de muitos que atuam nessa importante profissão.
* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br