#31 Dicas valiosas para ampliar sua rede de contatos
Também conhecida como networking, a rede de contados é amplamente difundida no mundo das vendas. Quanto maior o número de contatos, maiores serão as possibilidades de vender. Essa máxima diretamente proporcional só vai valer plenamente se houver uma estratégia bem definida com os contatos em mãos. Você pode ser um excepcional nas habilidades de formar novos contatos, mas se não potencializar esses dados em rede conectada de relacionamentos, não vai ser tão útil. Já tive a oportunidade de gerenciar vendedor com uma enorme rede de contatos, mas que não sabia o que fazer. Estava em “todas”, jogos de futebol, clubes, entidades de classe, festas, encontros...Em todos esses lugares raramente falava que era vendedor e representava determinados produtos. Quase nunca deixava um cartão de visitas. “Conhecia todo mundo, mas praticamente todo mundo não o conhecia”. Portanto, a rede de contatos deve ser estratégia e planejada ao longo dos meses. Aquele velho ditado: “Em qualquer lugar, podem surgir oportunidades de negócio. Temos que estar atentos!
Uma ferramenta importante, desde que não seja superficial, é a rede social. Estar conectado e interagindo com pessoas, pode gerar “bons frutos”. Temos o Facebook, o Twitter, o LinkedIn, o Whatsap e outras conexões que podem ser úteis para este propósito. Tem profissionais que fortalecem seus contatos pela internet, já outros preferem ir a campo e visitar potenciais clientes, com a finalidade de vender e gerar relacionamento de longo prazo.
Alguns cuidados que devemos ter na rede de contato, que podem deteriorar nossa relação e até mesmo criar uma aversão sem precedentes:
1 – Não se relacione dando a impressão de que seu contato é puramente interesseiro para vender;
2 - Em datas específicas não deixe de lembrar seus contatos. Seja em aniversários, conquistas de sucesso, nascimento de um filho, formaturas, entre outros.
3 – Seja solidário e se puder pratique o voluntariado. Conhecemos tantas pessoas na sociedade por estarem envolvidas em ações sociais. Participe você também. São tantas entidades que precisam do nosso envolvimento.
4 – Utilize seus dados de forma estratégica. Não seja um mero distribuidor de cartões de visitas. Essa é uma ferramenta importante e de grande resultado, desde que seja entregue de forma inteligente. Algum tempo fiz um curso sobre Marketing e teve um participante que entregou mais de 80 cartões, ou seja, deixou em cima da mesa dos participantes, sem se apresentar ou ter qualquer relação. Neste caso, esse cartão de visitas se torna irrelevante e acaba indo para o lixo.
5 – Na rede de contatos, pense qualitativamente. Tenha foco bem definido e amplie seus contatos de forma eficaz. Nem sempre sinônimo de quantidade de contatos se reflete em vendas qualificadas. Seu networking pode ser estratégico e inteligente. Tire proveito disso.
Outras dicas importantes para fortalecer a rede de contatos e causar uma impressão positiva já no primeiro contato:
Interaja com o prospect levantando informações e não fique se promovendo, dizendo que você é o “Cara”. Ao se achar na frente do cliente, estará criando uma barreira intransponível.
Quando tiver oportunidade, se relacione com as pessoas. Saia do seu “casulo” e esteja envolvido com a comunidade ao qual você está inserido.
Perceba que para praticar essa ótima ferramenta em vendas, o profissional deve estar atento nesses detalhes. Networking, surgiu para gerar amizades, contatos, conexões, volume de vendas e canais de relacionamentos duradouros.
Muitas pessoas conseguem emprego por indicação de terceiros, ou seja, conseguir uma colocação de trabalho por que se relaciona com grande número de pessoas e essas podem ajudá-lo.
A rede de contatos sempre foi uma excelente forma de conhecer e se relacionar com pessoas. Quando bem trabalhada, pode potencializar indicações, vendas e grandes amizades. O negociador tem um networking qualificado, com rede de clientes e amigos, importantes para a sua atuação profissional. Como sugestão e exemplo de rede de contato e superação, recomendo você assistir ao filme: À Procura da Felicidade com Will Smith.
* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br