top of page

#30 O que as empresas podem aprender com a Produção Lean

Produção Lean, ou Lean Manufacturing, ou no bom português Manufatura Enxuta. A Produção Lean é sinônimo do Sistema Toyota de Produção, que representa fazer mais com menos, menos tempo, menos espaço, menos esforço humano, menos maquinário e menos material. Ao mesmo tempo, dar aos clientes o que eles querem, tendo em sua essência o seu foco principal. Sabemos que os princípios Lean tiveram sua origem na produção, mas podem ser aplicados hoje universalmente. Qualquer empresa em qualquer segmento pode aplica-lo e mudar a filosofia do negócio.


Após a Segunda Guerra Mundial, o jovem japonês Eiji Toyoda visitou a fábrica Rouge da Ford em Detroit. O jovem estudou cada canto da fábrica e ao retornar para o Japão desenvolveu e aprimorou o sistema de produção da Toyota. Nos Estados Unidos, as indústrias possuíam grandes estoques de matéria-prima, enormes pátios e muitos funcionários. Algo praticamente impossível no Japão, por falta de capital, matéria-prima escassa e estrutura física. A Toyota teve que repensar e se adaptar a um novo sistema mais enxuto e produtivo.


Já tive a oportunidade de conhecer diversas indústrias na região que buscam incansavelmente o sistema Lean. Uma das referências foi a fábrica da Renaut em Curitiba, a outra foi a fábrica da AMBEV em Lages –S.C e recentemente tive a grata oportunidade de conhecer a fábrica da Ford em Valência na Espanha, uma das mais modernas do mundo, sendo uma referência na produção Lean. Filosofia da alta performance com pensamento enxuto.


Para facilitar nosso entendimento sobre Lean, veja abaixo uma imagem que vale por mil palavras. A Casa de produção Lean (anexo).


A base do sistema Lean é a estabilidade e padronização. As paredes são a entrega de peças e produtos just-in-time e jidoka, a autoação com uma mente humana. A meta(o telhado) do sistema é o foco no cliente: entregar a mais alta qualidade para o cliente ao mais baixo custo, no lead time mais curto. O coração do sistema é o envolvimento: membros de equipe flexíveis e motivados, constantemente a procura de uma forma melhor de fazer as coisas. Na Toyota passamos a entender que cada atividade está interconectada com a outra, e que o mesmo “jeito de pensar” está em sua base.


A meta do Sistema Toyota de Produção é fornecer a mais alta qualidade com o menor custo, dentro do menor tempo, através da contínua eliminação de desperdício. Em sua essência Lean existem 7 tipos de desperdícios que precisam ser potencializados nos negócios:


Espera: Tempo de espera por equipamentos, materiais, pessoas e informações.

Defeito: Qualquer defeito no produto final traz prejuízos à empresa, seja pelo reparo, retrabalho ou, o pior, a perda de confiança do cliente.

Transporte: Todo deslocamento de material que não agrega valor ao produto.

Movimentação: Todo movimento de pessoas que não agrega valor ao produto, como buscar ferramentas, materiais, informações etc.

Excesso de estoque: Matéria-prima mais do que o necessário independente do motivo, como falta de confiança no fornecedor, problemas de qualidade ou mau planejamento. Estoque parado significa capital parado que não pode ser investido.

Excesso de produto final: Produção mais que o necessário para atender a demanda do cliente também significa dinheiro parado.

Mau ou super processamento: São operações que não agregam valor ao produto.


Veja que a Produção Lean é uma filosofia amplamente aplicada nas principais empresas que buscam maior competitividade e desempenho em todas as áreas. Independente de qual empresa você trabalhe ou gerencie, conheça a fundo esse modelo e aplique pequenos fragmentos Lean no seu pequeno negócio. Precisamos estar atentos ao que nos é disponível e aproveitar para agregação de valor para o nosso negócio.

* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page