# 32 Estratégias de vendas em momentos de turbulência
Aquela velha frase: Em momentos de CRISE, CRIE... Inove, faça diferente, se relacione cada vez mais com seus clientes através da retenção e contatos. Não deixe a crise abalar sua equipe de vendas através do pessimismo, da retração econômica e da dificuldade em encontrar novos consumidores de seus produtos ou serviços. Peter Drucker dizia que devemos “Ter pensamento global, com ação local”, significa estar atento ao que acontece no mundo todo e ter ações mais pontuais com o seu público alvo. As empresas precisam estar mais próximas de seus clientes, com relacionamentos mais intensos e presentes. Já aqueles que ainda não são clientes, mas potenciais, precisam de contato periódico para manter esse canal e na primeira oportunidade, fechar a venda. Para conseguir resultados mais eficientes em momentos de crise o importante é não deixar a equipe cair na negatividade. É exatamente nesse momento que todos da empresa mostram competências em meio a pressão.
Se deixar contagiar com uma imensidão de pessimismo não vamos chegar a lugar algum. Precisamos concentrar nossas forças e energias para trabalhar alguns fatores que poderão contribuir para não cair as vendas e deixar a empresa sustentável até passar toda essa turbulência.
1º Tenha uma relação mais próxima com todos os seus clientes. Marketing de Relacionamento e contato mais efetivo gera retenção e até mesmo fidelidade. Mas é necessário um engajamento de toda equipe nessa ação;
2º Tenha um controle mais eficaz no cadastro de clientes para evitar inadimplência futura. Ter critérios na seleção de clientes contribui significativamente para geração de receitas;
3º Execute o Marketing 3.0 com direcionamento ao seu verdadeiro público-alvo. Perceba que as pessoas querem muito mais do que um produto ou um serviço. Querem atenção, tratamento especial, contato direto e uma relação de confiança.
4º Equipe preparada para assumir um papel de diferenciação perante aos concorrentes. Trabalhar simulação de vendas, estudar características de cada tipo de cliente e ter conhecimentos apurados tanto do produto quanto do cliente;
5º Não espere o cliente aparecer na sua porta. Em qualquer momento, use a criatividade e busque alternativas para ir de encontro ao cliente. Resgate clientes que pararam de comprar, gere prospecção o tempo todo e verifique junto ao cliente quais são suas reais necessidades e desejos.
Veja que para reter clientes hoje, é necessário engajamento de todos da empresa. Todos de alguma forma podem gerar venda e transmitir valor agregado da marca para seus clientes ou potenciais clientes. Tenha uma visão sistêmica do negócio ao visualizar sua capacidade produtiva, sua equipe concentrada nas ações e reação dos seus clientes. Quando a empresa se arrasta por muito tempo, a forma de gestão precisa mudar. Ações pontuais precisam ser aplicadas e disseminadas para todos os envolvidos. Enquanto uns reclamam de que a razão do insucesso está na conjuntura econômica ou política, outros estão se reinventando e achando formas de permanecerem no mercado de forma sustentável, utilizando ferramentas eficientes de gestão e total criatividade da equipe.
* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br