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#33 Otimize seu tempo e terá como consequência aumento de produtividade

Uma das principais preocupações das pessoas é achar tempo para aquilo que efetivamente é importante. Em muitas situações não gerenciamos nosso tempo e isso reflete em falta de produtividade. Nas empresas não é diferente, o profissional precisa estar ciente da importância do seu planejamento diário. De suas ações que serão realizadas durante o dia de forma organizada. A gestão do tempo muda de pessoa para pessoa. Alguns agem instintivamente e de forma inteligente para otimizar seu tempo. Uma das formas de aproveitar o dia é planejá-lo de maneira consciente e saber que aquilo que pretende fazer é importante. Ter uma agenda e planejar o dia ou a semana é uma maneira, já outras formas estão em determinar metas de ações diárias. Existem gerenciadores de tarefas que facilitam na otimização do tempo.


Mas o que leva a má gestão do tempo? A procrastinação é uma delas. O ato de deixar as coisas para depois. Isso vai acumulando e chega a um ponto que o profissional não se entende. Agenda com o cliente e esquece de anotar ou não determinou um grau de prioridade. Tudo que é extremamente urgente pode ser perigoso pois exige mais e mais do profissional. Urgência gera atropelo e estresse. Tome cuidado com isso.


Quer uma dica fácil de planejamento? Planeje suas ações de um dia para o outro, ou seja, segunda-feira, planeje o que você vai fazer na terça-feira e assim sucessivamente. Faça uma divisão do seu tempo sendo que 70% são ações importantes 20% são urgentes e 10% são circunstanciais. Veja que há uma harmonia nessa programação. Pois dificilmente vamos ser 100% certinhos em nosso tempo. Sempre vão aparecer ações emergenciais e não esperadas. Não faça do seu tempo uma escravidão. Tem um empresário famoso que às 15h da tarde vai para a academia. E certa vez perguntaram como ele achava tempo para fazer academia no meio da tarde. Ele respondeu que além de gerenciar muito bem sua agenda, delegava as funções para pessoas competentes em sua volta. Veja que mesmo um megaempresário pode ser bem-sucedido na vida e não carregar um “caminhão” de tarefas todos os dias, podendo afetar a vida familiar e acarretar em doenças patológicas ou psicológicas. Vamos simplificar o gerenciamento da seguinte forma:

  • Defina o grau de importância das ações diariamente;

  • Não fique fazendo coisas que são responsabilidades dos outros;

  • Tenha uma pauta para cada ação e defina uma estratégia para não perder tempo;

  • Faça uma rota de clientes ou municípios que pretende visitar naquele dia;

  • As “pragas” do tempo podem ser as redes sociais. Tome cuidado.

  • Quando estiver na frente de um cliente para vender, lembre-se que relacionamento é fundamental, mas que por si só não gera venda se não tiver as habilidades necessárias;

  • Se ficarmos o dia todo “enrolando” não vamos atingir as metas da empresa e consequentemente o tempo foi para o espaço;

  • Evite trânsito intenso, busque uma nova rota, que gere menos estresse e tenha otimização do tempo;

  • Tem profissionais que são campeões em ganhar tempo, seja no preenchimento de um pedido até na negociação com o cliente. Por isso, conheça muito bem o cliente, o produto que vende e as formas de negociar com ele.

Veja que gerenciar o tempo é uma questão de planejamento e acima de tudo ter atitude. Quando aproveitamos o tempo, o dia passa mais rápido e os resultados aparecem. Sempre lembrando que o bom senso deve prevalecer ao encontrar tempo para a família, amigos e para você ao investir na mente, corpo e espírito.

* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br.

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