#34 O que podemos aprender com o livro Liderança – A inteligência emocional na formação do líder de
É um livro importantíssimo para quem atua na função de líder. O autor Daniel Goleman, grande estudioso sobre o assunto e Phd na área, evidencia em seu estudo sobre Inteligência Emocional em Líderes, que quanto mais alto o cargo de uma pessoa com desempenho excelente, mais as capacidades da I.E. apareciam como a razão de sua eficácia.
Goleman fala da autoconsciência do líder em ter uma compreensão profunda das próprias emoções, forças, fraquezas, necessidades e impulsos. As pessoas com essa característica não são críticas demais nem irrealísticamente esperançosas. Pelo contrário, são honestas consigo e com os outros. Alguém muito autoconsciente sabe para onde está indo e por quê. São capazes de falar com precisão e abertamente.
O autor lança uma pergunta em um dos seus artigos: “Se tudo funcionasse perfeitamente em sua vida, o que você estaria fazendo daqui a dez anos?”
Uma pergunta assim nos abre para possibilidades novas, para refletirmos sobre o que mais importa e quais valores profundos nos guiam pela vida. Essa abordagem fornece aos gerentes uma ferramenta que orienta suas equipes a obterem melhores resultados.
Já alguns líderes acabam se acostumando com decepções em suas vidas, frustrações e tédio com o trabalho até se renderem a uma rotina que é incompatível com quem elas são e o que realmente desejam. Entram numa ciranda que não conseguem sair, causando problemas de saúde física e mental.
Em sua profundidade, Goleman evidencia: Tente escrever uma página ou duas sobre o que você gostaria de fazer com o resto de sua vida. Ou então escreva os números 1 a 27 em uma folha e depois liste todas as coisas que quer fazer ou experimentar antes de morrer. Não sinta a necessidade de parar em 27, e não se preocupe com as prioridades ou viabilidade, apenas anote o que lhe vem à mente. Numa pesquisa realizada com líderes algo foi surpreendente: a maioria deles anota algumas metas profissionais e 80% ou mais de suas lisas nada têm a ver com o trabalho. Após essa atividade, foram verificados padrões que ajudam a começar a cristalizar os sonhos e aspirações dos líderes.
Em um de seus textos, o autor fala do “Fluxo”, estado em que nos sentimos no comando do que fazemos, sem esforço e dando o melhor de nós. Mas como entrar em fluxo? Quanto mais um desafio requer que mobilizemos nossas melhores habilidades, mais provavelmente seremos absorvidos pelo fluxo. Se somos pouco desafiados, algo muito fácil, nosso desempenho é prejudicado e acabamos entediados ou desmotivados.
* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br.