#37 Estratégias na Era da Urgência – Como ser ágil e obter melhor desempenho
Estamos em meio a uma turbulência que vem se intensificando há décadas, impelida por avanços tecnológicos e pela integração global. Alguns setores de atividade estão sendo atingidos de maneira clara e direta por turbulências, novas ameaças competitivas, descontinuidades tecnológicas e novos riscos. Diante disso, podemos destacar as oportunidades que vão aparecendo. Até um tempo, a centenária DuPont, americana, sendo a segunda maior empresa química do mundo, por exemplo, conseguia competir com produtos em ciclos de vida de mais ou menos vinte anos. Hoje em dia esse ciclo reduziu para dois anos ou menos. A indústria de jornais, que passou mais de um século operando baseada em um único modelo de negócio, caiu por terra diante dos nossos olhos. Muitas decretaram falência ou migraram para o formato digital.
Segundo o autor John Kotter, professor da Harvard, que escreveu o livro Acelere – Tenha agilidade estratégica num mundo em constante transformação, evidencia que esta questão de urgência e transformação, está ligada ao modo como as empresas evoluem naturalmente ao longo do tempo. Comenta ainda que as empresas com liderança na Era da Urgência, definem um direcionamento; alinham as pessoas; motivam as pessoas; inspiram as pessoas, mobilizam para atingir resultados surpreendentes e orientam para o futuro.
O que não podemos é confundir urgência com correria e atropelo. Ao combinar urgência com agilidade, capacitação e identidade, uma organização pode tornar-se rápida e duradoura. Muitas empresas pecam no poder de decisão, sendo lentas e ineficientes. Se somos quatro vezes menos produtivos em relação a um trabalhador americano, é por que algo precisa ser mudado. Ou somos muito lentos, ou atropelamos e geramos retrabalho. Nas empresas de alto impacto, o poder de decisão deve ser em tempo real. Ao procrastinarmos ou deixarmos para depois, vamos protelando e gerando gargalos em nossas atividades.
Para que a organização tenha o ritmo certo é necessário que exista uma política de qualificação para todos os envolvidos. Não basta ter o conhecimento se a habilidade e rapidez são deixadas de lado. Além do mais, a agilidade se reflete em competitividade e resultados efetivos. Imagine uma empresa que precisa vender e sua equipe de vendas não se mexe, não faz e acontece. Quando cultivamos um propósito, nossos valores e conexões, melhoramos nossas ações e nos tornamos mais produtivos.
Quando uma pessoa tem um verdadeiro senso de urgência em torno de uma grande oportunidade estratégica, ela instintivamente procura algo que possa fazer todos os dias para ajudar a organização a alavancar essa possibilidade. Já a complacente aponta para a orientação oposta. Este não vê qualquer razão para mudar muito as coisas. Não pensam e agem para mudar as coisas de forma a desenvolver vantagem competitiva.
Mas que estratégias podemos aplicar nas empresas com o objetivo de melhorar nosso desempenho?
- Alinhamento de propósitos com todos os envolvidos;
- Deixar claro as diretrizes e nortear os objetivos estratégicos para a equipe;
- Determinar ações com total rapidez e mensurar os resultados;
- Não deixar ações importantes para depois. Execução com apoio diretivo na busca de resultados.
Desenvolver o que chamamos de “megaforça” da urgência estratégica requer, antes de tudo, que as pessoas saibam o que acontece ao redor, pensem seriamente sobre as implicações dos acontecimentos e se mantenham empolgadas e abertas para novas possibilidades.
Na Era da Urgência, os resultados efetivos ditam o ritmo da organização. O próprio mercado acaba contribuindo para que as empresas se tornem mais competitivas e ágeis nas ações.
* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br.