#38 Inteligência em Vendas – Planejamento e Sustentabilidade que geram sobrevivência das empresas
Início e encerramento de ciclos e os desafios continuam. Independente se as incertezas econômicas continuam ou não, sabemos que devemos nos esforçar para superar todos os obstáculos que surgirem pela frente. Observa-se que diante de recessão econômica, as empresas procuram ser mais criativas neste período de turbulência. Para conseguir sobreviver e enfrentar essas barreiras, muitos gestores aplicam diversas ações voltadas à equipe de vendas. Realizam treinamentos mais constantes para propor novos desafios e metas. Reavaliam as premiações e fortalecem a relação da equipe com o cliente. Nesse momento é importante trabalhar o fator comportamental de todos, pois é aí que certos vendedores acabam não aguentando a pressão.
Toda empresa competitiva em vendas busca diferenciais constantes e novas formas de se relacionar com os clientes. Hoje o que contribui significativamente são as conexões, que estreitam a relação com esses clientes. É uma tarefa difícil e requer muito mais energia, quando estamos em período de recessão econômica e no caso do Brasil, também turbulência política. Talvez esse é o momento de focar na essência do negócio ao rever a missão, a visão e seus valores. Aquela frase que diz: “Só os fortes sobreviverão”... podemos muda-la para “Só os que planejam e buscam sustentabilidade é que sobreviverão”. Se o cliente está comprando menos e isso é visível também nos concorrentes, significa que usar a criatividade nas vendas e reduzir os custos podem ser formas de manter o equilíbrio do negócio até a turbulência passar. Não entre na onda de cortar aquele cafezinho gostoso oferecido para o cliente. Isso não vai resolver suas despesas de custeio. Focalize em controle da inadimplência com um cadastro mais completo e regras que envolvem o poder de compra do cliente. Estamos numa época de prevenção, retenção e não de correção. Ficar “apagando fogo o tempo todo” é sinônimo de empresa com pouca competitividade.
Direcione suas energias para ações que gerem ativos importantes para seu negócio e para seu cliente. Seja justo com seus stackholders e não ludibrie ninguém. Empresa assim, além de perder o cliente, vai perder a força da marca se é que ainda tem. Para comprometer a equipe de vendas o alinhamento na comunicação é fundamental, as diretrizes, as estratégias bem definidas e trabalhar as competências de toda equipe.
* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br.