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#39 Estratégias certeiras para você vender mais e melhor

O vendedor focado em resultados é estrategista em suas ações. Não permanece de braços cruzados esperando o cliente chegar até ele. Vai em busca de resultados superando todos os obstáculos de forma assertiva e com grande determinação. Mas para se tornar um sucesso em vendas é importante que o vendedor esteja disposto a agir construtivamente. O que se observa no dia a dia de vendas é que muitos vendedores vão esquecendo de planejar suas ações e se contentando com sua atuação mediana na profissão. Sabe-se que pressão em resultados existe em qualquer segmento, seja na prospecção ou no pós-venda. Todas as fases da venda necessitam de aprimoramento constante e muita prática. O exercício da repetição faz o profissional se tornar excelente, mas para isso é fundamental ter vontade e foco.


Estratégias que vão potencializar suas vendas e gerar maior satisfação do cliente:

1º Não abandone seus clientes: Você precisa entender que aquele cliente que parou de comprar tem um motivo definido. Entre em contato com ele para descobrir quais são esses motivos. Veja que muitas empresas, acabam por ignorar seus clientes, sem ter qualquer contato e com o tempo vão perdendo mercado para os concorrentes;


2º Seja criativo sempre: Se você trabalha com vendas ou atendimento, busque direcionar suas forças para a criatividade, que envolve desde a gestão do tempo até a entrega com mais eficiência;


3º Estipule metas alcançáveis em suas vendas: Não espere que fatores externos possam melhorar a performance de suas vendas. Defina metas para você e se possível para sua equipe. Como você pretende atingir seus objetivos ao longo dos meses e anos? Quais as estratégias que você vai usar para alavancar as vendas e ter boa percepção de seus clientes? Veja que o foco está em ter uma direção com mensuração de resultados;


4º Não se acomode: Sabemos das dificuldades encontradas em cada segmento. Mas muitos, em meio à recessão, é que conseguem ser ainda mais competitivos. Não deixe as suas ações para depois. Busque gerenciar seu tempo da melhor forma possível e com total assertividade;


5º Comunicação eficaz: Tenha bom senso em sua comunicação. Não seja um verdadeiro “tagarela” que fica falando sem parar. Respire...Olhe para o cliente e deixe-o falar. Um grande erro em nossa profissão de vendas é falar demais e escutar quase nada. Comunique-se com seus colegas de trabalho, seus parceiros e seu cliente. Tenha a sensibilidade necessária para não gerar aversão na frente do cliente.


São várias dicas que podem contribuir para o seu sucesso profissional em vendas e atendimento. Planeje as ações para os próximos meses e desenvolva conjuntamente formas de atingir todas as metas estipuladas.


O grande campeão é aquele que chega na frente por competência e determinação. Seja um campeão em vendas e não desista, independente de qual for o obstáculo que possa surgir em sua frente. A força propulsora de nossas ações vai direcionando nossa vida para o que efetivamente é importante.

* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br.

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