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#41 Inteligência em vendas - Em meio à turbulência faça diferente

Em época de “vacas magras” o “efeito dominó” acaba sendo uma máxima na cabeça da maioria dos vendedores. “Não tem jeito, essa crise está nos matando”. “Todo mundo fala que o comércio está quebrado”. “Vou desistir da profissão, pois venda que é bom, nada”.


A maioria dos vendedores acabam “murmurando” em meio à turbulência da economia e não desenvolvem ações positivas, inovadoras e diferenciadas para permanecer no mercado. Muitos não conseguem atingir as metas e culpam a retração do mercado. Tudo bem que o mercado pode ter uma parcela de culpa, mas o fato é que se não formos mais criativos, a crise nos afunda mais ainda.


Para reverter o “jogo” em momentos turbulentos é necessário mais e mais energia do vendedor para mudar o quadro. Sair da ação cotidiana e buscar novas soluções pode ser uma saída. Aquele cliente que foi esquecido por algum motivo, aquelas ideias que você pensou, mas não interagiu e colocou em prática. Saia do papel e defina ações que julga importantes para o seu sucesso. Quanto mais ficarmos de braços cruzados esperando a crise passar, mais desanimo e incertezas virão. Aquela máxima de que a crise é para os fortes, vale para nós vendedores, que não devemos cair na negatividade e na insegurança.


Mesmo contra a correnteza não podemos desanimar. Vencedores mostram sua força nesses momentos. Quebram paradigmas e são extremamente assertivos. Buscam soluções que proporcionem mudança, novas negociações com clientes, prospecção em lugares pouco explorados, maleabilidade em negociações e inteligência emocional para trabalhar em fases de retração da economia.


Esse círculo vicioso inserido no profissional de vendas acaba refletindo nas metas não alcançadas e insatisfação na profissão. Vamos planejar! Tirar projetos da gaveta e buscar novas soluções para os clientes. Quando nos sujeitamos ao comodismo ou até mesmo nos tornamos míopes, perdemos clientes e o nosso posicionamento no mercado ao qual atuamos. Tem um artigo de Theodore Levitt que fala muito bem sobre a Miopia em Marketing. Falta de posicionamento, de visão clara de quem é o nosso cliente e quais seus desejos e necessidades.


Busque fazer o diferencial na frente do cliente, ofereça momentos mágicos, encante, solucione, satisfaça plenamente seus anseios. Quando o “efeito dominó” parece inevitável, tire a “carta da manga” e coloque em práticas suas ações. Você já deve ter ouvido falar que em momentos de crise muitos profissionais se sobressaem e ganham muito mais. São campeões em superar desafios nesses momentos. Seja um deles, não desanime, saia do senso comum, pense e haja diferente. Somos dotados de uma força gigantesca, mas que está encubada precisando de uma força para se tornar prática constante. Aquele atleta que treinou o ano todo ou toda a sua vida para chegar em primeiro e ser um campeão. Em poucos milésimos de segundos ele tira força para superar o próprio recorde e ser um verdadeiro campeão. Energia nos momentos de pressão, de competitividade, de resultados...


A vitória é feita de muito suor e esse é o momento de superação. Acredite na Força Divina, com ela tudo posso e me fortalece. Deus nos dá força suficiente para irmos além das nossas possibilidades. Tenha fé, acredite que pode e não desanime por qualquer coisa.

* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br.

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