#46 Inovação que gera vantagem competitiva para você e seu negócio
Somente empresas de fato inovadoras prosperarão. Segundo os gurus da área, mesmo tendo serviços e produtos imitados em dado momento, o processo inovador continuará a gerar novos produtos e serviços.
Na visão inovadora, observa-se uma discrepância entre empresas de determinados segmentos. Um exemplo é o varejo, onde verificamos empresas com transformações significativas e outras literalmente “paradas no tempo”. Como se estivessem no século passado. Sem qualquer investimento em infraestrutura, layout, comunicação visual, processos e sistemas. Já outras, ao se reinventarem, trazem uma série melhorias que impactam as pessoas. Mas, agregar inovação gera custo alto para as empresas? Depende! Já presenciei empresas extremamente inovadoras com pouco investimento.
Algumas empresas superam seus concorrentes ao possuírem ativos importantes:
1º Valiosos aos olhos dos clientes;
2º Únicos, já que poucas ou nenhuma outra empresa possui;
3º De difícil imitação, gerando vantagem competitiva à empresa.
Observa-se que são ativos que geram visibilidade e rentabilidade para seus negócios. No processo de inovação, empresas competitivas buscam desenvolver valor, exclusividade e dificuldade de imitação.
Outra informação importante é a internet das coisas que já está sendo a mudança mais substancial na produção de bens desde a Segunda Revolução Industrial. Carros sem condutores, indústria bélica, iluminação inteligente, aplicativos de alto valor agregado, mercados com check out automatizado, sem necessidade de funcionários. Existe até um projeto voltado a Fazenda Tropical 4.0, com ações voltadas a monitorar com precisão os ativos biológicos, aumento da produtividade e a qualidade da produção rural brasileira com o uso de dados.
Em meio a inovação, exige-se hoje pessoas qualificadas, que sejam capacitadas em transformar ideias, dispostas a perguntar mais do que responder e a ouvir mais do que falar. Quando falamos em inovação, também procuramos entender que tipo de profissional as empresas estão efetivamente buscando. Uma coisa é certa, pessoas com baixa qualificação ficarão de fora dessas transformações. Segundo o grande estrategista Michael Porter, sobre a internet das coisas, o caminho não é fácil e o mundo todo está sendo desafiado aos novos tempos.
Falando em atualização constante, um profissional deve acompanhar a evolução de seu setor com profundidade. Acostumar-se com um modo de se fazer as coisas é o caminho certo para o fracasso. Porter ainda evidencia que o custo de reagir cresce quando a mudança se torna óbvia. Por outro lado, em uma economia centralizada na inovação, apenas os adaptados à dinâmica tecnológica e social prosperarão.
* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Foi consultor credenciado do Sebrae durante 9 anos e estudou na Universidade Politécnica de Valência na Espanha em 2018. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br.