#47 Ser um profissional de vendas bem sucedido depende de vários fatores
O sucesso do vendedor está diretamente relacionado com suas competências e fatores externos. Ser competente na profissão e ter as condições necessárias para executar seu trabalho, são determinantes para sua eficácia. É importante que a empresa tenha uma política clara em relação às metas e forneça total suporte para o vendedor, desde o poder de negociação com o cliente até entregar os produtos no prazo estipulado.
Já vi excelentes vendedores desistirem da profissão por não terem o apoio da empresa na finalística de suas vendas, onde a retaguarda é falha, desde o lançamento dos pedidos até a entrega final para o cliente. Portanto, o sucesso do vendedor está no suporte que pode estar ligado à logística, ao marketing, departamento financeiro e processos.
Se buscarmos o significado de sucesso no dicionário vamos encontrar: “consequência positiva; acontecimento favorável; ter êxito em alguma coisa; ter um resultado feliz em algo... Veja que o sucesso está em conquistar nossos sonhos ao longo de nossas vidas. O sucesso muda de pessoa para pessoa. Para alguns o sucesso está em ser feliz no amor, já para outros é conquistar um bom emprego. E tem aqueles que focalizam o sucesso no reconhecimento pessoal ou profissional. O vendedor almeja sucesso tanto profissional quanto pessoal. Ser reconhecido pela empresa, pelos clientes e consequentemente ser bem-sucedido financeiramente. Mas para chegar nesse estágio é importante que o vendedor tenha foco e direcione suas energias para atingir seus objetivos.
Alguns autores sugerem tanto fatores morais quanto pessoais para atingir o sucesso:
Fatores Morais:
1º Ser um entusiasta na profissão de vendas;
2º Ser ético e justo;
3º Superação profissional;
4º Resiliência com foco;
5º Atitude proativa em todos os momentos.
Já os fatores pessoais envolvem:
1º Ter saúde: Mente-corpo-espírito;
2º Cuidar do marketing pessoal;
3º Gerenciamento do tempo evitando a procrastinação na profissão;
4º Buscar gerenciamento financeiro para não gastar mais do que ganha;
5º Trabalhar sem esquecer das pessoas: amigos e familiares.
Atingir o sucesso pode ser possível, desde que tenhamos a energia e atitude necessárias. Muitos vendedores desistem no meio do caminho e criam uma aversão à profissão, por que não conseguiram dominar as técnicas e comportamentos necessários nesta área. Conheço vendedores que não ficaram “milionários” na profissão, mas encontraram o equilíbrio financeiro e a satisfação na profissão.
Trabalhe para ser feliz sem pisar nos colegas, sem ludibriar clientes e sem querer tirar vantagem ganha-perde. Perceba que os vendedores de sucesso conseguem se relacionar com clientes e vender por muito tempo, sendo justos e contribuindo para o crescimento de todos os envolvidos.
* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Foi consultor credenciado do Sebrae durante 9 anos e estudou na Universidade Politécnica de Valência na Espanha em 2018. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br.