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#49 Inteligência em Vendas - Saiba quais são os erros mais comuns na área de vendas

O número de profissionais que iniciam em vendas e desistem em pouco tempo é absurdamente alto. Muitos até possuem perfil para atuar na área, mas por algum motivo ou vários, acabam desistindo no meio do caminho. Se formos listar o número de erros que ocorrem temos a certeza que são muitos. Mas vamos destacar alguns que interferem diretamente na performance do vendedor:

  • Realizar a primeira venda e depois abandonar o cliente;

  • Falta de autoestima para prospectar novos clientes. Medo de receber não do cliente através das objeções;

  • Não negociar com o cliente, simplesmente dar todos os descontos sem necessidade;

  • Não estar motivado e achar a venda “um bicho de 7 cabeças”;

  • Esquecer que é necessário se atualizar na profissão através de cursos e palestras;

  • Deixar as atividades sempre para depois;

  • Esquecer que é necessário perguntar mais, escutar mais e falar menos na frente do cliente;

  • Não ter a habilidade de expor todos os benefícios do serviço ou produto e não ficar repetindo as características;

  • Ficar desatento na frente do cliente e não perceber os detalhes na negociação;

  • Subestimar a inteligência e conhecimento do cliente sobre o que está vendendo;

  • Não ter a habilidade para fechar a venda e sempre esperar o fechamento pelo cliente;

  • Subestimar a capacidade e poder de compra do cliente;

  • Achar a concorrência perfeita e depreciar o que vende, a empresa e os colegas de trabalho;

  • Achar que estratégia é burocracia, tempo perdido e que a empresa não precisa;

  • Não participar de reuniões de alinhamento da equipe, convenções de vendas e outras ações da empresa;

  • Não ter comunicação interpessoal e achar que é o “Rei da Cocada” em vendas;

  • Ficar menosprezando o concorrente na frente do cliente;

  • Se contentar somente com a pequena comissão que ganha no final do mês.

São erros que acontecem no cotidiano das empresas e podem comprometer todo um trabalho de posicionamento de marca, volume de vendas e conquista de novos mercados. Neste caso, as competências devem estar em evidência junto ao profissional, com trabalho focado nas atitudes, habilidades e conhecimento na área. Um vendedor comprometido e com conhecimento técnico até pode errar uma vez, mas tira lição do erro para não voltar a acontecer. O vendedor deve ter paixão pelo que faz, com determinação, resiliência, empatia junto ao cliente e muita energia para superar objeções e metas estipuladas pela empresa.

* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Foi consultor credenciado do Sebrae durante 9 anos e estudou na Universidade Politécnica de Valência na Espanha em 2018. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br.

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