top of page

#50 O que o vendedor pode fazer com o seu tempo ocioso

Aproveitamento do tempo. Essa é a máxima do bom profissional de vendas. Segundo Napoleon Hill, para levar uma vida equilibrada é recomendável a seguinte dica: 8h de sono, 8h de trabalho e 8h para aprimoramento, família, Deus, amigos e ações pessoais. Se somar as 3 máximas serão aproveitadas as 24h por dia de forma inteligente. Determinados vendedores trabalham 18 e até 20h por dia e muitas vezes não correspondem ao desempenho esperado.


O momento de ociosidade demonstra o real interesse do profissional de vendas. Muitos acabam deixando para depois suas ações e não percebem que deveriam resolver no dia. Vão literalmente “empurrando” como se não fosse importante resolver o quanto antes. É a famosa procrastinação.


Para potencializar o tempo, o vendedor pode ser mais eficaz com seus clientes através de sua agenda organizada. Saber exatamente quais serão as ações diárias desde visitas, ligações, pedidos, e-mails e outros. Mesmo que não seja possível realizar todos os procedimentos em dia, é fundamental que o vendedor, pelo menos, tente planejar suas ações já no dia seguinte.


Uma grande dica para quem está com uma certa ociosidade na venda interna é buscar conhecer mais o que vende. Ler manuais, seus atributos, serviços e garantias. Ser especialista no que vende e se tornar um consultor na área.


Uma forma inteligente para não perder tempo é agendar antecipadamente o contato com o cliente. Determinados vendedores não conseguem ser organizados nesse sentido e pecam por não ligarem antes para o cliente. Perdem tempo demais esperando para serem atendidos. Erro básico que devemos demonstrar atenção especial.


Quando o vendedor é interno, pode aproveitar seu tempo ligando para clientes em potencial e realizando prospecção. Atualizar os cadastros e dependendo do seu tempo deixar o setor mais organizado. Independentemente do tempo do vendedor o importante é que ele saiba que “tempo é dinheiro” e se deixar esse tempo ocioso só tem a perder.


O vendedor de sucesso, raramente possui tempo ocioso. Planeja de tal forma seu tempo que está praticamente todo preenchido. Divide o que é importante, urgente e circunstancial. Você vendedor aproveite seu “precioso” tempo para agregar no relacionamento com o cliente, prospecção ou verificar suas ações executadas no mesmo dia.

* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Foi consultor credenciado do Sebrae durante 9 anos e estudou na Universidade Politécnica de Valência na Espanha em 2018. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page