#52 Novo Marketing? Você aplica em sua empresa com efetividade?
Novo Marketing? Será que o marketing tradicional não existe mais? Será que Philip Kotler está ultrapassado? Acredito que o Marketing está se reinventando e o que podemos diferenciar em relação ao tradicional são as novas ferramentas e nomenclaturas. Não podemos dispensar os 4Ps criado em 1960, quando Jerome McCarthy lançou seu livro “Basic Marketing”. Produto, Preço, Praça e Promoção estão “latentes” nas ações mercadológicas, assim como o artigo mais famoso de marketing já lançado que se chama “Miopia em Marketing”, de Theodore Levitt também de 1960. Hoje acrescentaram outros Ps no Marketing, Pesquisa, Planejamento, Pesquisa, Personalização, Precisão...e por aí vai.
Diante do marketing atual envolvendo Imbound Marketing, Marketing 4.0 do último livro do Kotler, Branding, CRM, Lovemarks, Mobile Marketing e tantos outros incrementos que potencializam o marketing como ferramenta extremamente estratégica dentro das empresas.
Hoje as empresas estão preocupadas tanto com o marketing tradicional, quanto o marketing de conteúdo, digital, interativo e conectivo. Tem empresas do varejo que ainda não se deram conta que o marketing de relacionamento ainda funciona muito bem. Que o cliente não quer entrar, comprar e sair, quer interação, contato e conexão. Conheço empresas de confecção que montaram espaços gourmet para dar maior “atenção” aos seus clientes. Já outras geram conexão digital o tempo todo, com dicas de moda, conteúdos com total sinergia com o seu público e compartilhamento. O cliente não quer somente uma simples compra, quer se sentir único, especial, valorizado e especial. “Disrupção”! Esse é o termo que o varejo deve focar. Ações do passado já antiquados e até podem dar algum resultado, mas no curto prazo.
O que dá certo em nosso País, pode não ser a mesma percepção em outros países. Um exemplo vivenciado em Valência na Espanha recentemente, ao visitar dezenas de empresas do varejo local, observou-se que o Marketing, tanto tradicional, quanto as novas ferramentas são bem evidenciadas. Porém, a forma de conexão com o cliente não é a mesma que se espera no Brasil. Lá, vitrines glamorosas, visual de loja impecável, porém pouco calor humano. O cliente entra, compra, sai e a venda se encerra por aí.
Voltando ao “novo” Marketing, o cliente quer experiências diferentes. Algo que o surpreenda, que lhe proporcione Lovemarks, total amor e respeito à marca. Que sua compra transcenda sua relação com a empresa e o produto. Que gere conectividade mais e mais vezes. Para isso, investir em ações de endomarketing, onde a equipe é protagonista de todo o relacionamento cm o cliente. Sabemos que lojas de shopping no Brasil estão melhorando suas ações de Marketing de Relacionamento, ao perceber que mesmo o cliente “passante”, pode de alguma forma estar conectado com a marca e demonstrar suas percepções sobre sua experiência de compra.
O fato é que o marketing está passando por novos tempos e as empresas precisam estar acompanhando as tendências, as novas gerações e focar efetivamente em ações que geram resultados. Nem todas as novas ferramentas do marketing vão gerar sinergia com tipos de clientes e segmentos de negócios. O importante é conhecer cada ferramenta e ver qual delas é a melhor para atingir o público-alvo com sucesso. Caso tenha interesse em buscar mais informações sobre o tema sugiro www.mundodomarketing.com.br.
* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Foi consultor credenciado do Sebrae durante 9 anos e estudou na Universidade Politécnica de Valência na Espanha em 2018. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br.