#53 Atitudes que determinam o sucesso do vendedor
As características que determinam um grande vendedor estão ligadas as suas competências envolvendo o CHA – Conhecimento, Habilidades e Atitude. Os profissionais de sucesso precisam ter o conhecimento aprofundado do que vendem, de seus clientes e da empresa. Entender os processos da empresa contribuem para o entendimento de seus fluxos e prazos de entrega.
Profissionais bem-sucedidos em vendas, são experts no comportamento do consumidor e nas técnicas desde a prospecção até o pós-venda. O vendedor de hoje interage com o cliente, com objetivo de não concretizar somente uma venda, mas de se relacionar e continuar vendendo. Transforma ameaças em oportunidades e não vende aquilo que o cliente não terá qualquer retorno, pois o objetivo principal está em aplicar o ganha a ganha, onde tanto o cliente quanto a empresa saem ganhando. O vendedor de hoje possui três características fundamentais para o seu sucesso:
1ª Criativo;
2ª Inovador;
3ª Curioso.
É claro que outras características também são importantes no contexto do profissional de vendas como a resiliência, a empatia e a determinação.
Empresas que investem em vendas e utilizam a tecnologia da informação para vender mais e se relacionar com os clientes. Aproveitam o cadastro atualizado de clientes para potencializar essas informações a seu favor.
O vendedor de sucesso além de conhecer muito bem seus clientes, realiza um mapeamento e sua geolocalização. Conseguem gerenciar e prever vendas futuras através dos dados processados. Tem vendedor, mesmo não possuindo um sistema de controle de clientes de ponta, consegue gerenciar com os dados levantados na sua própria agenda. Possui dados estratégicos dos clientes que geram contato futuro e possibilidade de novas vendas.
Os profissionais de sucesso em vendas gerenciam suas próprias ações e administram seu tempo da melhor forma possível. Seu tempo durante as vendas são preciosos e não geram ociosidade. Agendam antes de visitar seus clientes para aproveitar o tempo e evitam a procrastinação, aquela coisa de deixar tudo para depois.
O profissional de vendas é um eterno insatisfeito. Não se contenta com ganhos que não geram desafios. Os resultados obtidos hoje já fazem parte do passado, ou seja, são a favor de novos desafios. Muitos utilizam softwares específicos para lançar seus pedidos em tempo real. Estão conectados à internet e as redes sociais. Aquela coisa de preencher pedidos no bloco perde-se muito tempo.
A inteligência em vendas está em aproveitar as oportunidades e buscar sinergia que gera crescimento pessoal e profissional. O vendedor de sucesso sempre está inovando, é criativo e curioso em relação a novos produtos no mercado e sua movimentação e busca soluções que tragam resultado tanto para o cliente, quanto para o negócio.
* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Foi consultor credenciado do Sebrae durante 9 anos e estudou na Universidade Politécnica de Valência na Espanha em 2018. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br.