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#54 Prospecção - Como buscar novos clientes para o meu negócio?

No processo natural de vendas é importante que o profissional estipule um tempo específico para buscar novos clientes. A prospecção está no DNA do vendedor com atitude. Clientes deixam de comprar e novos devem ser substituídos, sendo que nem sempre são através das ações de marketing tradicional.


A busca de novos clientes é determinante para a sobrevivência do vendedor na empresa que busca alta competitividade. Mas para ter essa atitude, é importante que os profissionais tenham as ferramentas necessárias para realizar a prospecção. Mas como encontrar esses potenciais consumidores? A recomendação está na busca de novas fontes. Entre elas podemos citar:

  • A internet através das redes sociais, sites de busca, sites institucionais e e-mails de contato;

  • Participação em feiras e exposições também são fontes de contato com novos consumidores;

  • Anuários de setores específicos que tenham sinergia com o seu negócio;

  • Lista telefônica dos municípios de interesse;

  • IBGE na localização de regiões e potenciais clientes;

  • Clientes potenciais que sabem de sua existência, mas não tiveram experiência de compra por algum motivo;

  • Visitação pessoalmente com o objetivo de gerar relacionamento no primeiro contato;

  • Dependendo do segmento, indicação dos próprios clientes.

Estas e outras formas podem ser importantes no contato com novos prospects e possibilidades de serem excelentes clientes, desde que a abordagem seja eficaz em todos os sentidos. As vezes prospectamos errado, no momento inoportuno, contato com a pessoa errada que não responde pela empresa, não tem poder de decisão ou não tem sinergia com o negócio que o vendedor representa.


A prospecção é tão importante quanto o fechamento da venda. Ter uma estratégica bem definida para buscar novos clientes, é fundamental para atingir os objetivos propostos. O Vendedor de alto desempenho é campeão em prospectar e não se contenta com os clientes atuais, vai em busca de novas oportunidades e desafios assertivos.

Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Foi consultor credenciado do Sebrae durante 9 anos e estudou na Universidade Politécnica de Valência na Espanha em 2018. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br.

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