#58 Empresas ágeis são mais competitivas e se preparam para nova Era
A sua empresa é ágil o suficiente para se manter no mercado? Você vê sua gestão gerando vantagem competitiva? Que ações você pode executar para ser mais rápido nas decisões? Essas e muitas outras questões nos fazem refletir sobre o nosso estágio de transformação dentro da empresa. Hoje se fala muito na Era Ágil, na desenvoltura rápida e focada em resultados, mas nós estamos efetivamente atingindo nossos objetivos na transformação que buscamos? Quando o assunto é aumentar a produtividade, ser mais eficaz nas ações e buscar novos horizontes, estamos tendo o foco necessário para chegar onde almejamos?
Quando o assunto é estratégia, muitos empresários logo pensam em planejamento de ações com lentidão e que nunca sairão do papel. Já tiveram experiências anteriores, sem resultados animadores e hoje quando o assunto é mudança, muitos não acreditam e não percebem a necessidade. Empresas de alta performance estão se reinventando o tempo todo. Estão sempre focados em soluções ágeis e novas formas de gestão de resultados.
Recentemente fiz um curso sobre Inovação e Liderança na Universidade Politécnica de Valência na Espanha e o que aprendi foi a cultura da rapidez dentro das organizações. Enquanto nós estamos no início de um fluxograma, eles já estão no final. Enquanto nós nos preocupamos absurdamente com as “paradas” nos processos, eles pulam etapas e se tornam mais rápidos. Interagindo com os professores da Universidade, acham uma distância enorme entre a cultura local e a cultura das empresas brasileiras. Poder de decisão extremamente rápido, se movimentam com mais rapidez e maior eficiência na produtividade. Enquanto nós planejamos, eles já estão na execução. É claro que não podemos generalizar, pois por aqui também temos empresas ágeis e com abordagem estratégica de alto desempenho.
La fora um grande exemplo de rapidez nas decisões é a Amazon, que desafiou todas as regras estabelecidas sobre as organizações se concentrarem em suas competências essenciais. Segundo seu fundador, Jeff Bezos, costuma dizer que certas decisões podem ser tomadas com base em análises e essas são as melhores. Já outras decisões são com base em novos negócios, como foi o caso do lançamento do Kindle. O que não se pode é ficar uma imensidão de tempo planejando, pensando, analisando... através de longas e demoradas análises sem chegar a lugar nenhum. Um exemplo extremamente negativo de eficiência e lentidão é o próprio governo, onde a burocracia prevalece e não possui “energia” para ser mais dinâmico e em busca de melhores resultados.
Quando falamos em estratégia e poder de decisão logo vem algumas questões: O que queremos alcançar? Em que área vamos atuar? Como vamos ter sucesso? Tendo novas percepções a ação está relacionada aos consumidores. O que efetivamente eles querem?
Outro exemplo interessante aconteceu com o banco holandês ING, que conta com 52 mil funcionários em todo o mundo, que aplicou um formato de gestão com foco na agilidade e encurtou diversos processos. O foco está na ação, encaminhada de maneira flexível e com ritmo acelerado.
Diversos teóricos já sinalizam que estamos passando da era da informação para a era ágil, ou exponencial. Vejam que essa é uma mudança radical e quem adotar essa estratégia vai abri caminho para o avanço rápido de seu negócio. Formar uma equipe engajada, empoderada e com o sentimento de pertencimento, contribui para essa nova dinâmica em busca de melhores resultados.
* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Foi consultor credenciado do Sebrae durante 9 anos e estudou na Universidade Politécnica de Valência na Espanha em 2018. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br.