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#59 Como potencializar as Mídias Digitais para o seu negócio?

Vivemos num ambiente extremamente conectado, onde o consumidor antes de ir até à loja, pesquisa na internet para saber as características do produto que está pretendendo levar. Muitos já fazem essa ação dentro da loja e em determinadas situações sabem mais sobre o produto do que o próprio vendedor. Mas como ser mais eficiente convivendo com uma série de ferramentas de busca e informações sobre o que procura?


Dentro do Marketing Digital podemos aproveitar essa ferramenta para potencializar nossa marca e nossos produtos ao gerar engajamento nas redes sociais. Veja que não podemos ver a Internet como uma concorrente direta do nosso negócio, precisamos nos adaptar as novas realidades. Aquele público que prefere comprar na loja e não possui conexão com as redes sociais vai envelhecendo e a loja precisa estar atenta a essa mudança e estar conectada. Novas gerações de clientes vão surgindo e a necessidade de acompanhar as mudanças são iminentes.


Philip Kotler ao escrever Marketing 3.0 e Marketing 4.0 evidencia em seus livros a necessidade de estarmos mais presentes nas vidas das pessoas, seja no calor humano, na empatia, no relacionamento constante com o cliente ou no Marketing Colaborativo, onde a conexão com o cliente se torna intensa e ele contribui para o lançamento de novos produtos da marca ou gera o compartilhamento de conteúdo. Kotler fala que 58% das pessoas pesquisam produtos on-line antes de comprar. Já 70% dos norte-americanos dizem ler avaliações on-line de produtos antes de efetuar uma compra. E 79% usam smartphone para ajudar nas compras. É um percentual gigante de consumidores conectados e utilizando as mais diferentes ferramentas de marketing digital.


Veja que a mobilidade está crescendo assustadoramente no Brasil (236 milhões de celulares – Dados de Março de 2018 – ANATEL), sendo que as pessoas querem comodidade ao gerar conexão em qualquer lugar e em qualquer momento. As empresas conectadas e presentes nas mídias sociais geram maior presença de marca junto ao seu público-alvo. Disseminam conteúdos tendo sinergia às pessoas relacionadas e são estratégicos pois geram relacionamento e mensuração na satisfação.


Linkedin, Twitter, Facebook, Instagram, Google+, WatsApp, YouTube e tantos outros canais contribuem para aproximar os clientes e gerar engajamento daqueles que são potenciais consumidores da marca e dos produtos.


Dentro desses canais as orientações estão no sentido de monitorar as conversas que os consumidores ou clientes estão fazendo de sua marca e postagens. Faça seu cliente interagir com a marca com incentivo à sugestões e melhorias.


Para você atuar de forma efetiva no Marketing de engajamento, procure focalizar seu clientes e formas de conecta-los em sua rede. Assim como os clientes podem gerar comentários positivos da sua marca, podem também gerar insatisfações e reclamações constantes. Tenha sempre um plano de ação para qualquer comentário que possa existir. Não deixe de responder seus clientes. No processo da venda a conexão digital deve ser intensa. Perceba o seguinte: Se você não se adiantar, seu concorrente poderá sair na frente e ganhar participação de mercado. Interaja com o seu cliente e encare-o como único, especial e para toda a vida. Gere facilidades para o seu cliente com informações pertinentes e que tenham sinergia ao público-alvo.


Dentro do Marketing Digital, existe hoje uma imensidão de conteúdo. Invista no inbound marketing e administre seu conteúdo de forma eficiente e que gere trágico, relacionamentos e novas conexões. Veja quais conteúdos são mais interessantes para seu negócio e comece a trabalhar. Invista na equipe de vendas e o que ela pode contribuir para identificar melhor os canais digitais. Organizações fora desse espaço digital encontram ou vão encontrar um muro em sua frente difícil de transpor, portanto não deixem de investir de forma inteligente na internet, sendo uma excelente forma de vender e fortalecer cada vez mais sua marca.


* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Foi consultor credenciado do Sebrae durante 9 anos e estudou na Universidade Politécnica de Valência na Espanha em 2018. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br.


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