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#60 Como se relacionar melhor com os clientes

”Chamava cada um pelo nome, sabia se o pão predileto era branquinho ou moreninho, sabia o dia de cada cliente pagar, onde trabalhava, quanto ganhava (mais ou menos), sabia o que oferecer, vendia bastante, seus clientes eram leais. E o seu Joaquim, tinha LUCRO”.


A história do Seu Joaquim é um exemplo de relacionamento com o cliente de longo prazo. Muitas empresas estão voltando a se “espelhar” no atendimento “antigo”, mas que gera contato mais eficaz com seus clientes.


Alguns fatores que faziam Seu Joaquim se relacionar de forma mais efetiva com seus clientes eram:

1º Existiam poucos clientes naquela época;

2º Tinha conhecimento efetivo de cada cliente;

3º Existia baixa concorrência;

4º Os produtos eram mais “caseiros”, existindo poucas marcas e opções de compra.


Hoje praticamente não existe mais o cliente fiel, nem vitalício. Até em casamento, onde, em tese, deveria conhecer muito bem o par, surgem casos de infidelidade. O máximo que existe é cliente que “Prefere e Recomenda”. Se ainda estiver pensando num casamento empresa/cliente, “até que a morte os separe”, cuidado! A morte pode ser da sua empresa.


Mas podemos trabalhar para reter o cliente por mais tempo de compra em nossa empresa:

- Contato periódico com os clientes;

- Cadastro atualizado e um banco de dados digitalizado para facilitar a busca;

- Saber os gostos e preferências desses clientes e como agir para vender mais e se relacionar.


Tem empresas que utilizam a tecnologia a seu favor com banco de dados de clientes totalmente informatizado, software voltado ao relacionamento, sendo que um deles é o CRM - Customer Relationship Management, ou Gerenciamento do Relacionamento com os Clientes. Muito comum em empresas que buscam focalizar seus clientes e melhorar o relacionamento.


Hoje o cliente está seletivo, exigente e possui muitas opções de escolha. Muitas empresas possuem todas essas informações e não potencializam a seu favor. Não atuam efetivamente com os clientes, sendo um grande erro.


A venda qualificada possui ciclos e momentos. Se investir no relacionamento com o cliente e cuidado, pode se refletir em continuidade. Como é bom ouvir comentários de clientes que falam muito bem de determinadas marcas e empresas. Se sentem orgulhosos, satisfeitos e realizados. Além de recomendarem, defendem incondicionalmente. E você, como está a relação de amor e respeito entre o seu cliente e sua empresa?

* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Foi consultor credenciado do Sebrae durante 9 anos e estudou na Universidade Politécnica de Valência na Espanha em 2018. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br.

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