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#65 Quais são as Competências que o profissional do atendimento deve ter?

O profissional do atendimento ao cliente deve estar sempre atento as mudanças no mercado e acompanhar as tendências em seu setor. Identificar o que o cliente efetivamente quer e ir de encontro a essas soluções. Não se admite mais atendentes ou vendedores sem as competências necessárias para satisfazer seus clientes. Devemos potencializar as três máximas:


O Conhecimento está em buscar o saber, fazer novos cursos, participar de atividades que tenham sinergia com o negócio. Não podemos admitir um profissional do atendimento com pouco conhecimento sobre os produtos que vende, ou não conhecer o cliente e muito menos o mercado de atuação. Conhecer as políticas de precificação contribui para gerar confiabilidade em negociar com o cliente.


Já a Habilidade consiste em saber fazer. Não basta participar de um curso sobre atendimento ao cliente se já no dia seguinte não ter a habilidade de colocar em prática o que aprendeu. Os profissionais hábeis geram resultado para a empresa, pois, se envolvem nas ações e buscam conhecer cada vez mais o que fazem. Já vi doutor em administração que nunca entrou numa indústria, mesmo escrevendo livros sobre o assunto. Conhecimento sem habilidade não tem valor percebido.


Quando falamos em Atitude evidenciamos o querer fazer. Ter o conhecimento e saber fazer é importante, mas se o profissional não tiver a determinação necessária, o desejo e vontade extrema, provavelmente nada aconteça. Ter atitude é querer atender bem, estar disposto a solucionar o problema do cliente e estar sempre motivado para superar objeções, reclamações e anseios do cliente.


Observamos que as competências quando bem definidas geram mais vendas e clientes satisfeitos. Mas para isso, é necessário ter alinhamento de todos na empresa. Buscar interação entre a gerência e colaboradores, com o objetivo de traçar metas e definir ações futuras. Quando um profissional começa a trabalhar em uma determinada empresa, não devemos jogar na “cova dos leões”, sem treinamento, preparo e conhecimento do que vende. Empresas que agem dessa forma, não se preocupam com o cliente e sua satisfação, pois o profissional despreparado vai transferir sua insegurança para o cliente final.


Não podemos ignorar a importância das competências essenciais para o profissional vendas e atendimento. O grande segredo está em potencializar o CHA – Conhecimento – Habilidade e Atitude em benefícios da equipe. Os Vendedores efetivam na prática suas competências e se aprimoram constantemente, com o objetivo de chegar à excelência tanto pessoal quanto profissional.

* Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas PR. CRA/PR 15.528. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Foi consultor credenciado do Sebrae durante 9 anos e estudou na Universidade Politécnica de Valência na Espanha em 2018. Autor do livro: O Vendedor Águia e coautor do livro: HEIP Horizonte Estratégico Interativo para Prática. www.heip.com.br.

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