#72 Atitudes a serem desenvolvidas em momentos de incertezas
A nossa capacidade de superação é infinitamente grandiosa quando nos deparamos em momentos de turbulência e incerteza. Somos dotados de uma força vital que transcende nossas limitações. No mundo todo muitos se deparam com o medo, angústia, incerteza, pânico e depressão, causados por um mal que assola a humanidade. Assim como a Gripe Espanhola que dizimou entre 50 e 100 milhões de pessoas em 1918 e 1919 matando mais na soma das duas grandes guerras mundiais ou com o surgimento da AIDS há mais de 40 anos. Nosso País não ficou ileso, somando mais de 45 mil mortes naquela época. São pandemias que vem e vão deixando rastros de morte, sofrimento e destruição. E nesse exato momento estamos no epicentro do Coronavírus ou Covid-19 com mais de 1 milhão e 100 mil infectados em todo o mundo. Sabe-se que a humanidade vai superar mais essa doença.
E dentro da perspectiva de otimismo, podemos avançar nossas vidas estando ou não na Zona do Medo, Zona do Aprendizado ou na Zona do Crescimento. Quando falamos em medo estamos relacionando as atitudes negativas que transmitimos, nosso sofrimento e isolamento total e recluso. Nossas fraquezas em meio a diversos fatores que nos cercam. Já quando estamos na Zona do Aprendizado, nossas ações começam se diferenciar e não nos afetamos com o meio externo de forma negativa. Entendemos que os acontecimentos vão passar e o horizonte é positivo. Nossa consciência é mais perceptiva e entendemos que os outros precisam da nossa ajuda. Conhecemos as pessoas, suas crenças, seus valores e conquistas. Quando passamos pela Zona de Crescimento, somos mais fortes em meio ao caos, crescemos dia a dia e ajudamos quem mais precisa. Uso a empatia de forma que posso contribuir com a sociedade, com o espírito do voluntariado, com a esperança que não nos abandona e serve de pilar para auxiliarmos todos que estão em nossa volta.
Independente se estamos na Zona do Medo, do Aprendizado ou do Crescimento, John Donne já dizia que “nenhum homem é uma ilha, completo em si próprio, cada ser humano é parte do continente, uma parte do todo”. Quando convivemos com nossos semelhantes, estamos construindo um mundo mais humano, conectado e grandioso. Independente se a solitude reina sobre sua vida, ou o isolamento é uma constante e lhe atrai a felicidade e a reflexão. Viver junto ou sozinho é uma escolha e nada pode ser mais precioso em relação a liberdade que temos de definir nosso próprio destino.
Vanderlei P. Correia é gerente executivo do Senac de Pato Branco e Palmas. Formado em Administração com Pós-graduação em Marketing nas Organizações, Pós-graduação em Recursos Humanos, Pós-graduação em Comunicação Estratégica e Redes Sociais e MBA em Gestão Industrial. Atuou como consultor credenciado do Sebrae durante 9 anos. Foi sócio da empresa Aliados Comunicação e Marketing e estudou na Universidade Politécnica de Valência na Espanha em 2018. Atualmente está cursando Pós-graduação em Gestão Contábil e Financeira.